É com imensa alegria que convidamos a todos os amigos e colegas a estarem conosco em mais um Encontro Brasileiro sobre o pensamento de D. W. Winnicott, o qual, mais uma vez, se realizará em Fortaleza.

O tema escolhido foi O Gesto Espontâneo. Uma ideia que permeia toda a obra de Winnicott. Do nascer ao morrer. Assim como a água de um rio que de sua nascente brota e percorre mil caminhos, contudo um dia se funde na imensidão do mar e desaparece em sua essência. Água que dá e traz vida, gesto que pode possibilitar vida, movimento, encontro, autenticidade, singularidade de cada um de nós, atualizando assim nosso potencial de saúde e tudo o mais que decorre neste instigante desenvolvimento emocional, segundo a teoria de Winnicott.

A espontaneidade de nossos gestos traduzem o que temos de mais autêntico e verdadeiro de nós mesmo. Assim como a água que permeia toda a terra e com ela interage, nossos gestos vão se fazendo ao longo de nosso desenvolvimento emocional, inseridos num contexto social, cultural, político e também relacionam-se com todos eles seja no sentido da saúde e do adoecimento psíquico.

E, para conversarmos sobre todo esse percurso e seus vários desdobramentos na criatividade, no brincar, no trauma, na sexualidade, na clínica, na agressividade, no desenvolvimento emocional como um todo, é que convidamos e aguardamos todos vocês em Fortaleza nos dias 20, 21 e 22 de setembro de 2018.

Bons momentos de trocas científicas e afetivas nos aguardam!

Como costumava dizer José Outeiral: será mais um “grande encontro de amigos”!

 

Comissão Organizadora

XIII Encontro Brasileiro sobre o pensamento de D. W. Winnicott