Quem Somos

O Espaço Transicional Winnicott – Fortaleza nasceu da organização do XIII Encontro Brasileiro Sobre o Pensamento de D.W.Winnicott, com o tema: O Gesto Espontâneo. O evento aconteceu em 2018 na cidade de Fortaleza.

Montou-se um grupo de trabalho formado por Roberta Araujo, Verônica Adjafre, Ana Cristina Leitão, Luana Timbó, Janaina Cavalcante, Alessandra Xavier, Luciana Figueiredo e Silvia Cartaxo.

Ao final da realização do evento, natural foi o desejo de nos reunirmos com quem mais desejasse, para estudarmos e divulgarmos a obra de Winnicott.

Assim, o grupo de trabalho se desfez e o Espaço Transicional Winnicott – Fortaleza surgiu enquanto um grupo de estudos. E dia 28 de janeiro de 2019 tivemos o primeiro encontro com alguns novos membros. O Espaço Transicional Winnicott – Fortaleza é composto por profissionais independentes, psicólogos e psicanalistas, assim como estudantes de graduação.

Em 2019, estudamos o AMOR E SUAS TRADUÇÕES NO SER, NO FAZER E NO VIVER”. Foi um ano produtivo, no qual foi possível estudarmos textos de Winnicott e o livro de Ana Lila Lejarrara, O Amor em Winnicott.

No ano de 2020 decidimos seguir com o tema: A SOLIDÃO – SUA ESSÊNCIA E DESDOBRAMENTOS NO SER E NO VIVER DO INDIVÍDUO, em consonância com a temática do próximo Encontro Brasileiro.

O ETW tem assento no Grupo de Representantes dos Encontros Brasileiros Sobre o Pensamento de D.W.Winnicott. Desta forma, além de podermos participar da elaboração da programação científica dos Encontros Brasileiros, costumamos direcionar os estudos de acordo com o tema de cada evento.

Os Encontros Brasileiros se iniciaram com a coordenação do gaúcho, médico, psiquiatra e psicanalista José Outeiral, em 2001, juntamente com alguns colegas de São Paulo. Desta data em diante, mesmo após o falecimento de seu idealizador e grande divulgador das ideias e da clínica de Winnicott, os Brasileiros aconteceram em diversas cidades do país, nas quais existem grupos de estudos sobre a teoria do psicanalista inglês. O movimento brasileiro de divulgação da teoria e clínica de Winnicott vem crescendo a cada ano no Brasil. Atualmente, temos grupos de estudos em Fortaleza, São Paulo, João Pessoa, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Manaus, Curitiba, Brasília, Santa Maria, Vitória, Campinas, Uberaba, Belo Horizonte, Campo Grande e Novo Hamburgo.

O ETW possui instagram (@etw_fortaleza), facebook e este site como canais de comunicação com os demais colegas psicólogos, psicanalistas, estudantes de graduação e demais interessados na obra de Donald Woods Winnicott. Temos muitas informações neste site que podem ser úteis a quem desejar.

Estamos abertos aos colegas que desejem contribuir com sugestão de livros e artigos. A quem se interessar, encaminhem ao e-mail: etwfortaleza@gmail.com

No ano de 2019, pela primeira vez, após um Encontro Brasileiro, um grupo formado por Denile Thé, Verônica Adjafre, Janaina Cavalcante e Sâmia Ribeiro organizaram 90 dos 120 trabalhos apresentados no XIII Encontro Brasileiro Sobre o Pensamento de D.W.Winnicott no livro intitulado: O GESTO ESPONTÂNEO EM 90 TRABALHOS. Belo e desafiante trabalho que muito nos alegrou com a riqueza da amostra da clínica dos colegas do Brasil. O mesmo pode ser adquirido pelos nossos canais de comunicação.

Há também o movimento dos Encontros Latinoamericanos Sobre o Pensamento de D.W.Winnicott. O contato e as trocas de experiências clínicas e diálogos teóricos tem espaço rico entre os Encontros Brasileiros e os Latinoamericanos. Ambos acontecem anualmente.

Esperamos que possam desfrutar este espaço!

Denile Thé
Coordenadora ETW